A Ilha de Lixo
O movimento Papo Limpo promove a educação ambiental por meio do teatro ecológico, que configura-se como um veículo potente, capaz de sensibilizar e fomentar consciência crítica em relação à sustentabilidade.
Sinopse do espetáculo
O espetáculo “A Ilha de Lixo” conta a odisseia dos sobreviventes de uma catástrofe ambiental que redesenhou a Terra, só restando uma Ilha coberta de lixo, castigada por intempéries climáticas, onde reina o caos social. A Ilha de Lixo é controlada por uma líder denominada como “A Grande Mãe” e auxiliada por uma complexa tecnologia de monitoramento humano; porém, o sistema é interceptado por um hacker que faz contato com um cidadão e o desperta para compreender os mecanismos de manipulação do poder. Ele passa a enxergar a realidade, tendo a missão de despertar seus companheiros, que seguem aprisionados ao mundo irreal.
O enredo da “Ilha de Lixo” é livremente inspirado na “Alegoria da Caverna”, de Platão, escrita em torno de 400 A.C. e no filme Matrix, lançado na última década do século XX. Ambas as histórias refletem sobre o processo de libertação de um sistema opressor e de desinformação para alcançar a verdadeira percepção da realidade.
O espetáculo apresenta uma estrutura dramática diferenciada, que entrelaça a linguagem teatral e áudio visual. No palco presencial desenrola-se a gincana de lixo e a trajetória dos sobreviventes, interpretados por atores e bailarinos, utilizando a linguagem não verbal, a dança e a mimica. No telão posicionado ao fundo do palco apresentamos o Hacker, misterioso personagem que projeta imagens fotográficas do mundo real , narrando a história proibida da Ilha de Lixo para despertar o povo.
A trama tem formato de série em streaming, apresentando a narrativa em capítulos , mesclando o passado e o presente, como realidades simultâneas que se inter-relacionam , embora distanciadas em tempo e espaço. Essa estrutura induz à compreensão da relação entre causas e efeitos de eventos interligados que produzem o desequilíbrio ecológico.
