A Pós Graduação em Comunicação para Lideranças Contemporâneas desenvolve competências de comunicação, interpretação , marketing e gestão de imagem pessoal e profissional para formar lideres capacitados para comunicar com excelência na forma presencial , no vídeo e novas mídias.
A Pós Graduação tem como objetivos:
Aprimoramento da comunicação verbal: desenvolvimento de técnica de oratória , fonoaudiologia , expressão vocal e leitura. Aprimoramento da comunicação corporal : conscientização da postura ,gestos expressões e movimentos para apresentação presencial ou áudio visual.
Desenvolvimento de habilidades cênicas : potencializando a criatividade e a auto confiança, para alcançar uma comunicação carismática.
Aprimoramento da escrita: para redigir textos claros, coerentes e adequados aos diferentes estilos e canais de comunicação.
Desenvolvimento de habilidades de comunicação assertiva : potencializando a capacidade de expressar conteúdos de forma eficaz e respeitosa, impulsionando o crescimento pessoal e profissional
Desenvolvimento de competências profissionais em diferentes áreas, como educação, treinamento de liderança e marketing , planejamento e gestão de projetos .
Público Alvo
A formação é destinada aos professores, influenciadores, advogados, estudantes, artistas , empreendedores, palestrantes, e aos que desejam aprimorar seus conhecimentos para a comunicação e para o desenvolvimento pessoal.
Grade do Curso
1 – A arte da narrativa – Módulo 1 – 20h aula
A disciplina visa o aprimoramento da comunicação verba, o desenvolvimento de técnica de oratória , de expressão vocal e leitura.
2 – A arte da narrativa – Módulo 2 – 20h aula
A disciplina visa fornecer aportes para a realizar palestras, apresentações e para contar histórias que prendam a atenção do público.
3 – Imagem e comunicação corporal – Módulo 1 – 20h aula
A disciplina visa a conscientização da postura ,gestos, expressões e movimentos.
4 – Imagem e comunicação corporal – Módulo 2 – 20h aula
A disciplina visa a conscientização da imagem para apresentação presencial e áudio visual desenvolvendo técnicas para aprimorar a relação com a câmera.
5 – A escrita criativa – 20h aula
A disciplina visa o desenvolvimento da escrita para elaborar textos claros, concisos e persuasivos, adequados a diferentes contextos.
6 – A Comunicação ética na era da informação – 20h aula
A disciplina visa desenvolver habilidades para reconhecer e atuar com responsabilidade frente às estratégias de desinformação e manipulação de informações na aldeia global contemporânea.
7 – Interpretação e desinibição – Módulo 1 – 20h aula
A disciplina visa aprimorar as habilidades interpretativas, desenvolvendo a criatividade, o talento e a auto confiança para superar bloqueios e alcançar uma expressão fluida e carismática.
8 – Interpretação e desinibição – Módulo 2 – 20h aula
A disciplina visa desenvolver habilidades cênicas para o teatro, vídeo e novas mídias, aliando a desenvoltura e excelência técnica para atender as demandas do mercado atual.
9 – A elaboração de projetos pessoais e profissionais – 20h aula
A disciplina apresenta ferramentas para a concepção e produção de projetos pessoais, artísticos e sócio culturais, desenvolvendo planos de ação, de relacionamento, de engajamento e de avaliação.
10 – Planejamento Estratégico e Marketing em Comunicação – 20h aula.
A disciplina aborda os fundamentos do planejamento estratégico e a aplicação de metodologias de gestão de projetos no contexto do marketing profissional e pessoal. Explora a relação entre comunicação e estratégia organizacional, fornecendo ferramentas para a concepção, execução e monitoramento de campanhas de Marketing eficazes.
11 – Metodologia de Pesquisa – 20h aula.
Estudo das metodologias de pesquisa aplicadas à Comunicação Social A disciplina explora as técnicas de coleta e análise de dados, além de orientar os alunos no desenvolvimento das variadas formas de projetos de pesquisa, visando aprimorar a prática estrutural e acadêmica.
12 – TCC
Produção do conteúdo final em forma de artigo.
B – ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 70h
Desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de campo, Listagem de material para debates leituras, vídeos, filmes , referências bibliográficas.
Ementa
A disciplina visa o aprimoramento da comunicação verbal, o desenvolvimento de técnica de oratória , de expressão vocal e leitura.
O ritmo, a dicção, a projeção e articulação da voz falada.
A articulação entre dicção e projeções da fala, para desenvolver um discurso claro.
Exercícios de vocalização:
A voz grave
A voz media
A voz leve
Os mandamentos da fala.
A disciplina visa fornecer aportes para a realizar palestras , apresentações e para contar histórias que prendam a atenção do público.
- Técnica de leitura.
- Como falar em público, vencendo a inibição.
- Como organizar de maneira inteligente as ideias ao falar em público.
- Encontrando o ritmo perfeito.
- A cadencia entre as falas e os silêncios.
- Elaboração de apresentações visuais, uso de recursos audiovisuais e técnicas para manter a atenção da audiência.
Prof. Mestre Maria Pia Sconamilio
Jornalista, escritora, bacharel em Comunicação Social – PUC-Rio, Mestre em Ciências do Meio Ambiente – UVA-RJ. Professora de comunicação e expressão, dramaturga e diretora de elenco para teatro, cinema e TV. Coordena o Projeto Papo Limpo – Comunicação para a Transformação, promovendo cursos de Educação Ambiental e Artística em comunidades.
Desenvolve o método de Organização Muscular da Expressão (OMEX), disponibilizado através dos livros “O Corpo Quântico – A Dramaturgia Corporal” e “Anatomia da Ilusão”. O método é uma proposta de atuação contemporânea para artistas, comunicadores e profissionais que lidam com informação, aprimorando a narrativa escrita, a oratória, a linguagem não verbais e desenvolvendo habilidades de expressão para o vídeo. Realiza preparação de elenco para Sportv, SBT, TV Globo, TV Manchete: produções da cineasta Tizuka Yamasaki para cinema, TV, óperas. Dirige o espetáculo teatral Água Viva, com Susana Vieira, adapta o texto de Clarice Lispector.
Link para currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/9173856915428136.
A disciplina visa a conscientização da postura ,gestos, expressões e movimentos.
Prof. Mestre Maria Pia Sconamilio.
- A comunicação não verbal – imagem, gestual, expressões, posturas e movimentos.
- A conexão entre corpo e voz.
Análise da linguagem corporal, do público-alvo e de como adaptar a comunicação para diferentes contextos.
A disciplina visa a conscientização da imagem para apresentação presencial e áudio visual desenvolvendo técnicas para aprimorar a relação com a câmera.
Prof. Mestre Maria Pia Sconamilio.
- A expressão para a câmera
- A triangulação
- Os princípios para triangular
- Os planos de enquadramento:
- O close
- O plano americano
- O plano aberto
- Características dramáticas dos planos de enquadramento
- O gestual adequado aos planos de enquadramento
- A relação entre a postura corporal e a câmera:
- A postura no close
- A postura no plano americano
- A postura no plano aberto
A disciplina visa o desenvolvimento da escrita para elaborar textos claros, concisos e persuasivos, adequados a diferentes contextos.
Prof. Mestre Maria Pia Sconamilio.
- A elaboração do texto:
- A organização de frases e parágrafos para desenvolver uma narrativa escrita interessante.
- Adequação do texto para as diferentes mídias – jornal , rádio, TV, vídeo, internet.
- Verificando a estrutura do texto.
- Elaborando uma apresentação profissional.
A disciplina visa desenvolver habilidades para reconhecer e atuar com responsabilidade frente às estratégias de desinformação e manipulação de informações na aldeia global contemporânea.
- A importância do posicionamento ético e crítico.
- O papel do comunicador como “arauto” e filtro ético.
- Estratégias de Desinformação.
- Como algoritmos moldam percepções e opiniões.
- Conceitos: Fake News, Greenwashing, Pós-verdade.
- Influencers e responsabilidade comunicacional.
- Fake experts e autoridade construída sem base científica.
- Métodos para checagem de informações.
Adriana Corradi é especialista em Comunicação Responsável, Privacidade de Dados e Marketing Digital, com forte atuação em inovação e gestão de projetos. Pós-graduada em Big Data e Inteligência de Marketing pela ESPM, possui formação em Engenharia Civil e certificações em LGPD, BI e Tecnologias da Informação. Com experiência na estruturação de políticas de proteção de dados e programas de conformidade em grandes grupos nacionais e internacionais, Adriana integra práticas de governança, ética da informação e comunicação.
A disciplina visa aprimorar as habilidades interpretativas, desenvolvendo a criatividade, o talento e a auto confiança para superar bloqueios e alcançar uma expressão fluida e carismática.
- Como melhorar a comunicação em reuniões, lidar com conflitos ou fortalecer relacionamentos pessoais.
- Desenvolvimento de habilidades: técnicas para melhorar a clareza, a objetividade, a escuta ativa e desenvolver voz autoral.
A disciplina visa desenvolver habilidades cênicas para o teatro, vídeo e novas mídias, aliando a desenvoltura e excelência técnica para atender as demandas do mercado atual
- Concepção, desenvolvimento e ensaio de sua apresentação pessoal, para plateia presencial e através do vídeo.
A disciplina apresenta ferramentas para a concepção e produção de projetos pessoais, artísticos e sócio culturais, desenvolvendo planos de ação, de relacionamento , de engajamento e de avaliação.
- Fases do crescimento pessoal e aprimoramento na carreira
- Desenvolvimento de Autoconhecimento: para entender as habilidades ,identificar pontos fortes e fracos
- Definição de Metas: objetivos claros a conquistar.
- Desenvolvimento de Habilidades: Adquirir e aprimorar competências técnicas e comportamentais
- Feedback e Avaliação: entender sua performance e identificar áreas onde pode melhorar.
- Plano de Ação: Criar estratégias de aprendizado para alcançar os objetivos definidos.
Carolina Senna Figueiredo -Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),e mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas. É formadora de Dragon Dreaming pela Rede Dragon Dreaming Brasil, Design em Sustentabilidade pela instituição Gaia Education, tem curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e participou do Programa de Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Com 7 anos experiência na área de Responsabilidade Social e ambiental como coordenadora de Responsabilidade Social em duas empresas de óleo e gás, Chevron e Transpetro e mais de 15 anos de trabalho em uma fundação empresarial e organizações sociais do terceiro setor, somando mais de 20 anos de experiência no ecossistema social no Brasil. CV: http://lattes.cnpq.br/8321561763372170
A disciplina aborda os fundamentos do planejamento estratégico e a aplicação de metodologias de gestão de projetos no contexto do marketing profissional e pessoal. Explora a relação entre comunicação e estratégia organizacional, fornecendo ferramentas para a concepção, execução e monitoramento de campanhas de Marketing eficazes:
- Analisar o contexto estratégico (externo e interno) que influencia as estratégias de marketing Ambiental das organizações;
- Formulação das estratégias de marketing em comunicação;
- Teoria dos Stakeholders, Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Triple Bottom Line;
- Sociedade de consumo e comportamento do consumidor;
- Identificar e examinar criticamente os impactos do Marketing em contextos de comunicação ;
- Avaliar o valor estratégico da gestão das relações com os stakeholders;
- Apresentar os conceitos de planejamento estratégico aplicados ao marketing;
- Capacitar os alunos para desenvolverem projetos de marketing com foco em comunicação e propaganda;
- Integrar técnicas de gestão de projetos ao desenvolvimento de campanhas.
Prof. Doutor Lysio Séllos
Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Pesquisa Operacional / Gestão de Projetos, Mestre em Produção Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Engenharia Civil pela UFRJ e Psicologia pela UVA. Fundador do SEGRAC – Núcleo de Pesquisa em Ciências da Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ.. Foi Diretor Nacional de Pós-Graduação da Ilumno Brasil (mantenedora da UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ) e UniJorge – Centro Universitário Jorge Amado (BA)) tendo sido Diretor de Estratégia da Ilumno, Diretor de Campus do Campus Tijuca da UVA, Coordenador Geral das Engenharias da UVA e professor dos cursos de graduação e pós-graduação desde 1998. É professor dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Administração ministrando disciplinas voltadas para as áreas de Gerenciamento de Projetos, Gestão de Serviços, Construção Civil, Administração de Empresas, Tecnologia da Informação, Engenharia e Logística. Na pós-graduação ministra disciplinas e coordenou cursos nas mais importantes instituições de ensino por todo o país (POLI/UFRJ, FGV, COPPEAD, UVA, PUC-RIO, IBMEC, SENAC e SEGRAC) nas áreas de Gestão de Projetos.
Estudo das metodologias de pesquisa aplicadas à Comunicação Social. A disciplina explora as técnicas de coleta e análise de dados, além de orientar os alunos no desenvolvimento das variadas formas de projetos de pesquisa , visando aprimorar a prática estrutural e acadêmica.
Prof. Doutor Lysio Séllos
Produção do conteúdo final em forma de artigo.
Desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de campo, Listagem de material para debates leituras, vídeos, filmes, referências bibliográficas.
