Pós Graduação Em Comunicação Para Lideranças Contemporâneas

A  Pós Graduação em Comunicação para Lideranças  Contemporâneas desenvolve competências de comunicação, interpretação  , marketing  e  gestão  de imagem pessoal  e profissional  para formar lideres capacitados para  comunicar com excelência  na   forma presencial , no vídeo  e novas mídias.

 

A Pós Graduação tem como objetivos:

Aprimoramento da comunicação verbal: desenvolvimento de técnica de oratória , fonoaudiologia ,  expressão vocal e leitura. Aprimoramento da comunicação corporal : conscientização da postura ,gestos expressões e movimentos  para  apresentação presencial ou áudio visual.

Desenvolvimento de habilidades cênicas : potencializando a criatividade e  a auto confiança, para alcançar uma comunicação carismática.

Aprimoramento da escrita: para  redigir textos claros, coerentes e adequados aos diferentes estilos e canais de comunicação.

Desenvolvimento de habilidades  de comunicação  assertiva :  potencializando a  capacidade de expressar conteúdos de forma eficaz e respeitosa, impulsionando  o crescimento pessoal e profissional

Desenvolvimento de  competências profissionais em diferentes áreas, como educação, treinamento de liderança e   marketing  , planejamento e   gestão de projetos .

 

Público Alvo

A formação é destinada  aos professores, influenciadores, advogados, estudantes, artistas , empreendedores, palestrantes, e aos que desejam aprimorar seus conhecimentos para a comunicação  e  para o desenvolvimento pessoal.

Grade do Curso

1 –  A arte da narrativa – Módulo 1 – 20h aula

A disciplina visa o aprimoramento da comunicação verba, o desenvolvimento de técnica de oratória , de   expressão vocal e leitura.

2 –  A arte da narrativa – Módulo 2 – 20h aula

A disciplina visa  fornecer aportes para a realizar palestras,  apresentações  e para  contar histórias que prendam a atenção do público.

3 –  Imagem e comunicação corporal  – Módulo  1 – 20h aula

A disciplina visa  a conscientização da postura ,gestos,  expressões e movimentos. 

4 –  Imagem e comunicação corporal  – Módulo  2 – 20h aula

A disciplina visa  a conscientização da  imagem para   apresentação presencial  e áudio visual  desenvolvendo técnicas para aprimorar a  relação com a câmera.

5 –  A escrita criativa – 20h aula

A disciplina visa  o desenvolvimento da escrita para elaborar textos claros, concisos e persuasivos, adequados a diferentes contextos.

6 – A Comunicação ética  na era da informação – 20h aula

A disciplina visa  desenvolver habilidades  para  reconhecer  e atuar com responsabilidade frente às estratégias de desinformação e manipulação de informações na aldeia global contemporânea.

7 – Interpretação e desinibição – Módulo 1 – 20h aula

A disciplina visa  aprimorar as habilidades interpretativas, desenvolvendo  a criatividade, o talento e a auto confiança  para superar bloqueios e  alcançar uma expressão fluida e carismática. 

8 – Interpretação e desinibição – Módulo 2 – 20h aula

A disciplina visa  desenvolver habilidades cênicas para o teatro, vídeo e novas mídias, aliando a desenvoltura e excelência técnica  para atender as demandas do mercado atual.

9 –  A elaboração  de projetos pessoais e profissionais – 20h aula

A disciplina apresenta ferramentas para a concepção  e produção de projetos pessoais,  artísticos e sócio culturais,  desenvolvendo  planos de ação, de relacionamento, de engajamento e de avaliação.

10 –  Planejamento Estratégico e Marketing em Comunicação – 20h aula.

A disciplina aborda os fundamentos do planejamento estratégico e a aplicação de                     metodologias de gestão de projetos no contexto do marketing  profissional e pessoal. Explora a relação entre comunicação e estratégia organizacional, fornecendo ferramentas para a concepção, execução e monitoramento de campanhas de Marketing eficazes.

11 – Metodologia de Pesquisa – 20h aula.

Estudo das metodologias de pesquisa aplicadas à Comunicação Social A disciplina explora as técnicas de  coleta e análise de dados, além de orientar os alunos no desenvolvimento das variadas formas de projetos de pesquisa, visando aprimorar a prática estrutural e acadêmica.

12 – TCC

Produção do conteúdo final em forma de artigo.

B –  ATIVIDADES COMPLEMENTARES –  70h

Desenvolvimento de pesquisas e trabalhos  de campo, Listagem de material para debates leituras, vídeos, filmes , referências bibliográficas.

Ementa

1 - A arte da narrativa - Módulo 1 - 20h aula

A disciplina visa o aprimoramento da comunicação verbal, o desenvolvimento de técnica de oratória , de   expressão vocal e leitura.

  • O ritmo, a dicção, a projeção e articulação da voz falada.

  • A articulação entre dicção e projeções da fala, para desenvolver um discurso claro.

  • Exercícios de vocalização:

    1. A voz grave

    2. A voz media

    3. A voz leve

  • Os mandamentos da fala.

2 - A arte da narrativa - Módulo 2 - 20h aula

A disciplina visa  fornecer aportes para a realizar palestras ,  apresentações  e para  contar histórias que prendam a atenção do público.

  • Técnica de leitura.
  • Como falar em público, vencendo a inibição.
  • Como organizar de maneira inteligente as ideias ao falar em público.
  • Encontrando o ritmo perfeito.
  • A cadencia entre as falas e os silêncios.
  • Elaboração de apresentações visuais, uso de recursos audiovisuais e técnicas para manter a atenção da audiência. 

Prof. Mestre Maria Pia Sconamilio

Jornalista, escritora, bacharel em Comunicação Social – PUC-Rio, Mestre em Ciências do Meio Ambiente – UVA-RJ. Professora de comunicação e expressão, dramaturga e diretora de elenco para teatro, cinema e TV. Coordena o Projeto Papo Limpo – Comunicação para a Transformação, promovendo cursos de Educação Ambiental e Artística em comunidades.

Desenvolve o método de Organização Muscular da Expressão (OMEX), disponibilizado através dos livros “O Corpo Quântico – A Dramaturgia Corporal” e “Anatomia da Ilusão”. O método é uma proposta de atuação contemporânea para artistas, comunicadores e profissionais que lidam com informação, aprimorando a narrativa escrita, a oratória, a linguagem não verbais e desenvolvendo habilidades de expressão para o vídeo. Realiza preparação de elenco para Sportv, SBT, TV Globo, TV Manchete: produções da cineasta Tizuka Yamasaki para cinema, TV, óperas. Dirige o espetáculo teatral Água Viva, com Susana Vieira, adapta o texto de Clarice Lispector.

Link para currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/9173856915428136.

3 - Imagem e comunicação corporal – Módulo 1 - 20h aula

A disciplina visa  a conscientização da postura ,gestos,  expressões e movimentos.

Prof. Mestre Maria Pia Sconamilio.

  • A comunicação não verbal – imagem, gestual, expressões, posturas e movimentos.
  • A conexão entre corpo e voz.

Análise da linguagem corporal, do público-alvo e de como adaptar a comunicação para diferentes contextos. 

4 - Imagem e comunicação corporal – Módulo 2 - 20h aula

A disciplina visa  a conscientização da  imagem para   apresentação presencial  e áudio visual  desenvolvendo técnicas para aprimorar a  relação com a câmera.

Prof. Mestre Maria Pia Sconamilio.

  • A  expressão  para a câmera    
  • A triangulação
  • Os princípios para triangular 
  • Os planos de enquadramento:
    • O close
    • O plano americano
    • O plano aberto
    • Características dramáticas dos planos de enquadramento
    • O gestual adequado aos planos de enquadramento
  • A  relação entre a postura corporal e a câmera: 
    • A postura no close
    • A postura no plano americano
    • A postura no plano aberto
5 - A escrita criativa - 20h aula

A disciplina visa  o desenvolvimento da escrita para elaborar textos claros, concisos e persuasivos, adequados a diferentes contextos.

Prof. Mestre Maria Pia Sconamilio.

  • A elaboração do texto:
  • A organização de frases e parágrafos para desenvolver uma narrativa escrita interessante.
  • Adequação do texto para as  diferentes mídias –  jornal , rádio, TV, vídeo, internet.
  • Verificando a estrutura do texto.
  • Elaborando  uma apresentação profissional.
6 - A Comunicação ética na era da informação - 20h aula

A disciplina visa  desenvolver habilidades  para  reconhecer  e atuar com responsabilidade frente às estratégias de desinformação e manipulação de informações na aldeia global contemporânea.

  • A importância do posicionamento ético e crítico.
  • O papel do comunicador como “arauto” e filtro ético.
  • Estratégias de Desinformação.
  • Como algoritmos moldam percepções e opiniões.
  • Conceitos: Fake News, Greenwashing, Pós-verdade.
  • Influencers e responsabilidade comunicacional.
  • Fake experts e autoridade construída sem base científica.
  • Métodos para checagem de informações.

Adriana Corradi é especialista em Comunicação Responsável, Privacidade de Dados e Marketing Digital, com forte atuação em inovação e gestão de projetos. Pós-graduada em Big Data e Inteligência de Marketing pela ESPM, possui formação em Engenharia Civil e certificações em LGPD, BI e Tecnologias da Informação. Com experiência na estruturação de políticas de proteção de dados e programas de conformidade em grandes grupos nacionais e internacionais, Adriana integra práticas de governança, ética da informação e comunicação.

7 - Interpretação e desinibição - Módulo 1 - 20h aula

A disciplina visa  aprimorar as habilidades interpretativas, desenvolvendo  a criatividade, o talento e a auto confiança  para superar bloqueios e  alcançar uma expressão fluida e carismática. 

  • Como melhorar a comunicação em reuniões, lidar com conflitos ou fortalecer relacionamentos pessoais. 
  • Desenvolvimento de habilidades: técnicas para melhorar a clareza, a objetividade, a escuta ativa e desenvolver voz autoral. 
8 - Interpretação e desinibição -Módulo 2- 20h aula

A disciplina visa  desenvolver habilidades cênicas para o teatro, vídeo e novas mídias, aliando a desenvoltura e excelência técnica  para atender as demandas do mercado atual

  • Concepção, desenvolvimento e ensaio de  sua apresentação pessoal, para plateia presencial e através do vídeo.
9 - A elaboração de projetos pessoais e profissionais - 20h aula

A disciplina apresenta ferramentas para a concepção  e produção de projetos pessoais,  artísticos e sócio culturais,  desenvolvendo  planos de ação, de relacionamento , de engajamento e de avaliação.

  • Fases do crescimento pessoal  e aprimoramento na carreira
  • Desenvolvimento de Autoconhecimento: para entender as  habilidades ,identificar pontos fortes e fracos
  • Definição de Metas: objetivos claros a conquistar.
  • Desenvolvimento de Habilidades: Adquirir e aprimorar competências técnicas  e comportamentais
  • Feedback e Avaliação: entender sua performance e identificar áreas onde pode melhorar. 
  • Plano de Ação: Criar estratégias de aprendizado para alcançar os objetivos definidos. 

Carolina Senna Figueiredo -Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),e mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas. É formadora de Dragon Dreaming pela Rede Dragon Dreaming Brasil, Design em Sustentabilidade pela instituição Gaia Education, tem curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e participou do Programa de Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Com 7 anos experiência na área de Responsabilidade Social e ambiental como coordenadora de Responsabilidade Social em duas empresas de óleo e gás, Chevron e Transpetro e mais de 15 anos de trabalho em uma fundação empresarial e organizações sociais do terceiro setor, somando mais de 20 anos de experiência no ecossistema social no Brasil. CV: http://lattes.cnpq.br/8321561763372170

10 - Planejamento Estratégico e Marketing em Comunicação – 20h aula

A disciplina aborda os fundamentos do planejamento estratégico e a aplicação de                     metodologias de gestão de projetos no contexto do marketing  profissional e pessoal. Explora a relação entre comunicação e estratégia organizacional, fornecendo ferramentas para a concepção, execução e monitoramento de campanhas de Marketing eficazes:

  • Analisar o contexto estratégico (externo e interno) que influencia as estratégias de marketing   Ambiental das organizações;
  • Formulação das estratégias de marketing  em comunicação;
  • Teoria dos Stakeholders, Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Triple Bottom Line;
  • Sociedade de consumo e comportamento do consumidor;
  • Identificar e examinar criticamente os impactos do Marketing em contextos de comunicação ;
  • Avaliar o valor estratégico da gestão das relações com os stakeholders;
  • Apresentar os conceitos de planejamento estratégico aplicados ao marketing;
  • Capacitar os alunos para desenvolverem projetos de marketing com foco em comunicação e propaganda;
  • Integrar técnicas de gestão de projetos ao desenvolvimento de campanhas.

Prof. Doutor Lysio Séllos

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Pesquisa Operacional / Gestão de Projetos, Mestre em Produção Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Engenharia Civil pela UFRJ e Psicologia pela UVA. Fundador do SEGRAC – Núcleo de Pesquisa em Ciências da Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ.. Foi Diretor Nacional de Pós-Graduação da Ilumno Brasil (mantenedora da UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ) e UniJorge – Centro Universitário Jorge Amado (BA)) tendo sido Diretor de Estratégia da Ilumno, Diretor de Campus do Campus Tijuca da UVA, Coordenador Geral das Engenharias da UVA e professor dos cursos de graduação e pós-graduação desde 1998. É professor dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Administração ministrando disciplinas voltadas para as áreas de Gerenciamento de Projetos, Gestão de Serviços, Construção Civil, Administração de Empresas, Tecnologia da Informação, Engenharia e Logística. Na pós-graduação ministra disciplinas e coordenou cursos nas mais importantes instituições de ensino por todo o país (POLI/UFRJ, FGV, COPPEAD, UVA, PUC-RIO, IBMEC, SENAC e SEGRAC) nas áreas de Gestão de Projetos.

11 - Metodologia de Pesquisa – 20h aula.

Estudo das metodologias de pesquisa aplicadas à Comunicação Social. A disciplina explora as técnicas de  coleta e análise de dados, além de orientar os alunos no desenvolvimento das variadas formas de projetos de pesquisa , visando aprimorar a prática estrutural e acadêmica.

Prof. Doutor Lysio Séllos

12 - TCC

Produção do conteúdo final em forma de artigo.

B- ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 70h

Desenvolvimento de pesquisas e trabalhos de campo, Listagem de material para debates leituras, vídeos, filmes, referências bibliográficas.