Pós Graduação em Comunicação com ênfase em Meio Ambiente

A Comunicação com ênfase em meio ambiente é uma abordagem multidisciplinar que alia os saberes dos campos da comunicação e do meio ambiente para compreender as questões ambientais em sua complexidade, visando a informação e o esclarecimento da população em prol de um ambiente  equilibrado.

Neste contexto, a formação desenvolve competências de comunicação  com ênfase em maio ambiente potencializando o desempenho profissional, facilitando o processo de e-learning e promovendo a formação de uma identidade pessoal ligada à temática ambiental.

 

A pós graduação tem  como objetivos:

Fomentar um entendimento sistêmico sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente, identificando seus aspectos, identificando seus aspectos éticos, culturais, legais, científicos, ,políticos, biológicos e técnicos, tendo em vista a responsabilidade socioambiental.

Desenvolver os saberes necessários para a arte da comunicação, formando agentes multiplicadores do conhecimento ecológico capazes de expressar seus conteúdos com excelência através da mídia impressa, áudio visual e eletrônica.

 

PÚBLICO ALVO

Jornalistas, apresentadores, comunicadores, influencers, advogados,   profissionais ligados às ciências do meio ambiente, professores e estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos para a comunicação e a docência na área ambiental, pessoas que desejem investir no desenvolvimento pessoal de excelência, com oportunidades de formação e propagação de um pensamento inovador.

 

DISCIPLINAS

1 – Aspectos éticos, culturais e filosóficos da questão ambiental – 20h aula.

A disciplina apresenta a questão ambiental de forma holística, discute o conceito de sustentabilidade na contemporaneidade.

2 – O Meio Ambiente no século XXI – 20 h aula.

A disciplina  apresenta  uma abordagem multidisciplinar visando o entendimento sobre as transformações ambientais e o monitoramento ambiental.

3 – Os impactos da globalização sobre o Meio Ambiente I – 20h aula.

A disciplina  discute as  implicações da era do Antropoceno para os seres humanos e para o planeta e  apresenta  os  fundamentos biológicos, químicos e geológicos para compreender os impactos ao ecossistema e à biodiversidade terrestre. 

4 – Os impactos da globalização sobre o Meio Ambiente II – 20h aula.

A disciplina  analisa os diversos  impactos ao ecossistema e à biodiversidade terrestre

5– Direito e Legislação Ambiental – 20h aula.

A disciplina apresenta e analisa  as leis de  proteção Ambiental ,a  Política Nacional do Meio Ambiente ,a Política de Educação Ambiental e seus instrumentos.

6 – Comunicação e Meio Ambiente I –  20h aula.

A disciplina visa desenvolver as  competências necessárias para o ensino e difusão da comunicação ambiental, através do jornalismo ambiental , através da mídia escrita áudio visual e eletrônica.

7 – Comunicação e Meio Ambiente II – 20h aula.

A disciplina visa desenvolver conhecimentos artísticos , habilidades  de oratória, consciência  da postura e gestual  que favoreçam a  comunicação eficaz.

 Comunicação e Meio Ambiente III – 20h aula.

A disciplina apresenta ferramentas para favorecer a  boa comunicação  através do sistema áudio visual , na  TV,  em streaming e  através das  mídias sociais.

 Estratégias inovadoras para a atuação em um contexto globalizado – 20h aula.

A disciplina aborda os fundamentos da  geopolítica  contemporânea e discute  as causas e consequências dos conflitos envolvendo temáticas atuais, como  a globalização, a superpopulação, as questões sanitárias globais, as pandemias. os desastres climáticos,  os refugiados , o embate entre energia limpa x energia fóssil.

10   Planejamento Estratégico e Projetos de Marketing Ambiental – 20h aula.

A disciplina aborda os fundamentos do planejamento estratégico e a aplicação de metodologias de gestão de projetos no contexto do marketing ambiental. Explora a relação entre sustentabilidade, comunicação e estratégia organizacional, fornecendo ferramentas para a concepção, execução e monitoramento de campanhas de Marketing Verde eficazes.

11 – Metodologia de Pesquisa – 20h aula.

Estudo das metodologias de pesquisa aplicadas à Comunicação Social com ênfase em Meio Ambiente. A disciplina explora as técnicas de  coleta e análise de dados, além de orientar os alunos no desenvolvimento das variadas formas de projetos de pesquisa , visando aprimorar a prática estrutural e acadêmica .

12 – TCC.

Produção do conteúdo final em forma de artigo.

B – ATIVIDADES COMPLEMENTARES –  70h

Desenvolvimento de pesquisas e trabalhos  de campo, leituras, vídeos, filmes e palestras para aprofundar o aprendizado